Pós Bariátrica
PLÁSTICA PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA
A cirurgia bariátrica pode ter vários efeitos indesejáveis. Os pacientes que foram submetidos a este procedimento geralmente têm a pele flácida em algumas áreas do corpo, incluindo rosto, braços, seios, abdome e coxas, principalmente aqueles que perdem uma grande quantidade de peso.
A plástica pós-bariátrica engloba alguns procedimentos que são realizados para eliminar e/ou reduzir o excesso de pele e gordura que não são eliminados com dieta ou exercícios, aprimorando o contorno corporal, melhorando e esculpindo o corpo de forma definida e natural.
Os procedimentos de contorno corporal são ideais para pacientes que estão próximos do seu peso ideal, para ajudar a reduzir o excesso de gordura e pele e restaurar a elasticidade da pele. É importante que os pacientes desses procedimentos sejam dedicados e mantenham um estilo de vida ativo e saudável, a fim de preservar os resultados desses procedimentos.
Os seguintes são exemplos de procedimentos comuns de contorno do corpo:
BRAQUIOPLASTIA PÓS BARIÁTRICA
A pele em excesso nos braços dos pacientes pós bariátricos quase sempre aparece na parte inferior do braço. São feitas incisões da axila ao cotovelo para remover a pele e criar um contorno mais delicado. Uma lipoaspiração pode ser necessária dependendo da necessidade do paciente.
Após uma braquioplastia, os pacientes são aconselhados a não fazer esforço com os braços e usar uma roupa de compressão para facilitar o processo de cicatrização. Os pacientes geralmente podem voltar ao trabalho após uma semana ou duas, mas devem evitar as atividades físicas por três ou quatro semanas.
A pele solta e o excesso de gordura nos braços podem ser um grande incômodo para homens e mulheres após a perda de peso. O paciente pode se sentir desconfortável usando camisetas ou qualquer roupa que deixe os braços à mostra.
Existem três opções cirúrgicas para o paciente que procura melhorar a aparência dos braços. Para indivíduos com excesso de gordura, a lipoaspiração por si só pode proporcionar um resultado satisfatório, embora não seja típico. Quando a quantidade de excesso de pele é leve, pode ser realizada uma forma modificada de braquioplastia, onde o excesso de pele do braço e axila é removido apenas através da axila, deixando uma cicatriz bem escondida. Já o procedimento clássico para a braquioplastia envolve uma cicatriz na axila que segue ao longo do interior do braço. Muitas vezes, é combinado com lipoaspiração. A desvantagem deste procedimento é, claro, a cicatriz ao longo da parte interna do braço.
Os melhores candidatos para braquioplastia são homens ou mulheres que estão em boa forma e têm predominantemente excesso de pele ao redor do braço. Para aqueles pacientes que tem apenas excesso de gordura ou tecido nos braços superiores, a lipoaspiração pode ser sugerida como alternativa.
Embora a sua experiência individual possa variar, a recuperação da braquioplastia normalmente leva de 7 a 10 dias, com retorno completo às atividades em 4 a 6 semanas.
MAMA PÓS BARIÁTRICA
Ao retirar o excesso de tecido da parte superior dos seios, o cirurgião pode remodelar os seios para uma posição mais vertical e volumosa, já que, normalmente, após grande perda de peso, os seios tendem a cair e perder volume. O procedimento também requer frequentemente um implante para compensar a perda de gordura e tecido dos seios. As cicatrizes são quase sempre escondidas dentro da área coberta pelo sutiã.
O tamanho e a forma dos seios mudam frequentemente tanto em homens como em mulheres após a perda de peso. Os efeitos do envelhecimento e da gravidade fazem com que os seios caiam com o tempo e a perda de peso maciça acelera muito este processo.
Existem muitas opções de tratamento disponíveis para as mamas pós-bariátrica. Se uma mulher tem seios não muito caídos e deseja seios maiores e mais cheios, um implante sozinho pode ser satisfatório. No entanto, além do pouco volume, a maioria das mulheres tem preocupações também sobre os seios caídos. Neste caso, é necessário um lifting de mamas ou uma mastopexia, além da colocação de um implante. Em alguns casos, particularmente para mulheres com seios flácidos, é preferível realizar um levantamento de mama vários meses antes da colocação de um implante.
Muitos homens também sofrem com seios grandes ou flacidez, uma condição conhecida como ginecomastia. Para homens com mamas grandes após a cirurgia bariátrica ou significativa perda de peso, a lipoaspiração por si só pode fornecer um tratamento adequado, embora isso não seja típico. A maioria dos homens pode se beneficiar de um procedimento de lipoaspiração associada à um tratamento de ginecomastia.
Muitas vezes, devido à gravidez, idade ou genética, os seios perdem volume e a pele perde a elasticidade, resultando em uma mama sem volume e caída. As mulheres que experimentam esta condição geralmente se sentem incomodadas com sua aparência e recorrem ao uso de sutiãs de apoio desconfortáveis ou até mesmo esconder seus seios sob roupas largas.
Exercício, dieta e suplementos podem ajudar no rejuvenescimento das mamas, mas a cirurgia é o único meio para reverter verdadeiramente os efeitos da gravidade. Uma mastopexia pode elevar e remodelar seios flácidos, reposicionar os mamilos para uma aparência mais natural, reduzir o tamanho das aréolas, etc.
Uma mastopexia leva de 2 a 3 horas, embora o tempo total dependa se há ou não outros procedimentos associados. A recuperação leva cerca de um mês e requer, pelo menos, 1 semana de atividade reduzida. A rotina normal poderá ser retomada gradualmente.
Os resultados completos se tornarão evidentes ao longo de vários meses, pois a forma e a posição dos seios continuam a tornar-se mais refinadas. Ao final desse período os seios estarão mais firmes, elevados e rejuvenescidos.
ABDOMINOPLASTIA
O excesso de pele sobre a região púbica é muitas vezes a característica que mais preocupa e incomoda os pacientes depois de uma cirurgia bariátrica. Portanto, a cirurgia reparadora pós bariátrica mais requisitada é a abdominoplastia. Para proporcionar melhores contornos na cintura, nas costas e nos flancos, a abdominoplastia é realizada com o intuito de remodelar o abdome, removendo o excesso de gordura e pele e deixando-o mais reto. Caso o paciente ainda possua regiões com gordura que não é eliminada através de dietas ou exercícios físicos, uma lipoaspiração pode ser associada à cirurgia de abdominoplastia.
O abdome geralmente é a maior preocupação para os indivíduos que passam por uma perda de peso maciça, já que tende a resultar em excesso de pele abdominal e deixar os músculos flácidos. Se você está preocupado com depósitos de gordura ou pele abdominal excedente, mas está em boa forma, você pode ser um candidato para cirurgia de abdominoplastia. Este procedimento é frequentemente recomendado como cirurgia reparadora pós bariátrica.
Se o excesso de gordura e a pele estiverem concentradas na parte inferior do abdômen, pode ser sugerida uma miniabdominoplastia.
O procedimento é realizado sob anestesia geral e leva de 2 a 5 horas. Embora a sua experiência individual possa variar, a maioria dos pacientes sente-se suficientemente confortável para retornar ao trabalho após 10 a 14 dias e gradualmente retorna a uma atividade mais árdua ao longo das seguintes 4 a 6 semanas.
Embora este procedimento deixe uma cicatriz no abdômen, ele é colocado baixo o suficiente para que um biquíni seja escondido.
LIFTING DAS COXAS
Um lifting das coxas é realizado para remover o excesso de pele e gordura das pernas, geralmente procurado por pacientes com pele excedente e flácida após uma grande perda de peso. Um lifting de coxas é frequentemente combinado com outros procedimentos, como um lifting de nádegas ou lipoaspiração.
Durante um procedimento de lifting das coxas, uma incisão será feita na coxa interna onde a perna se encontra com a virilha ou da virilha em direção à parte de trás do corpo. O tecido subjacente será removido e remodelado, a pele será esticada sobre a área para uma aparência mais agradável. As incisões serão fechadas com suturas. Após o procedimento de lifting das coxas, os pacientes geralmente podem voltar ao trabalho e outras atividades normais em uma ou duas semanas
Os melhores candidatos para o lifting das coxas são homens e mulheres que tem estilos de vida relativamente saudáveis, porém as coxas internas mantêm gordura, apesar da dieta e do exercício. Muitos pacientes que perderam um peso significativo são bons candidatos para um lifting das coxas em uma cirurgia plástica reparadora pós bariátrica, enquanto outros pacientes escolhem a cirurgia de lifting das coxas para neutralizar algumas evidências do processo de envelhecimento natural.
Se as preocupações com a aparência estão relacionadas mais com o excesso de tecido adiposo ao invés de flacidez, você pode ver bons resultados em uma lipoaspiração ao invés de um lifting das coxas.
Uma cirurgia de lifting das coxas normalmente leva de 2 a 3 horas. Embora a experiência individual possa variar, sugere-se 6 semanas antes de retornar às atividades completamente.
LIPOASPIRAÇÃO
A lipoaspiração é um procedimento que remove gordura do corpo em áreas localizadas através de um pequeno tubo fino chamado cânula. A lipoaspiração, conhecida também como lipoescultura, é mais comumente realizada nas coxas, abdômen, braços, costas, quadris e nádegas, e também pode ser combinada com outros procedimentos, como um lifting facial ou abdominoplastia para atingir os máximos resultados.
Durante o procedimento de lipoaspiração, o paciente será anestesiado e uma solução salina com anestésico e vasoconstritor será injetada para expandir e firmar a gordura, facilitando a remoção. A cânula é então inserida através de uma pequena incisão para aspirar a gordura, às vezes sem necessidade de pontos para fechar a área.
Os pacientes podem sofrer inchaço leve, hematomas e desconforto após o procedimento de lipoaspiração, mas podem retornar ao trabalho e outras atividades normais assim que se sentirem confortáveis fazendo isso.
É importante notar que nenhum tipo de lipoaspiração é um substituto para dieta e exercícios. A lipoaspiração remove áreas persistentes de gordura que não responderam aos métodos tradicionais de perda de peso. O paciente ideal para lipoaspiração deve estar dentro do peso ideal, porém tem regiões com excesso de gordura que não foram melhoradas através de mudanças nos hábitos alimentares ou nos níveis de atividade.
A lipoaspiração é muitas vezes associada a outros procedimentos, como uma abdominoplastia para aumentar sua eficácia. A lipoaspiração também pode ser incluída como parte de uma cirurgia do contorno corporal.
O tempo necessário para realizar uma lipoaspiração pode variar consideravelmente de acordo com o tamanho da área, a quantidade de gordura a ser removida, o tipo de anestesia e a técnica utilizada.
A recuperação da lipoescultura geralmente leva de 7 a 10 dias, embora isso possa variar dependendo da extensão de sua cirurgia e quanto de gordura foi removida. Você receberá instruções específicas sobre o processo de cicatrização, incluindo sobre as roupas de compressão para ajudar a garantir que seu corpo se recupere adequadamente e que se sinta o mais confortável possível.
FACELIFT
Com a idade e perda de peso significativa, as linhas e rugas do rosto se tornam mais proeminentes. Uma diferença importante entre os efeitos do processo de envelhecimento normal e a rápida perda de peso é o excesso de pele que se desenvolve ao longo do pescoço. O pescoço serve como um depósito de gordura na maioria dos indivíduos obesos. A perda de peso consome boa parte, mas não toda essa gordura. Consequentemente, pacientes com perda de peso muitas vezes se queixam de excesso de pele e gordura no pescoço.
Um facelift, ou cirurgia do rejuvenescimento facial, que quase sempre é associado à um lifting do pescoço, trata eficazmente as rugas profundas do rosto, bem como o excesso de gordura e a pele do pescoço. A técnica de lifting facial geralmente envolve uma incisão ao redor da orelha antes que a pele do rosto e pescoço seja elevada e o excesso seja removido. O lifting de face pode renovar significativamente a aparência de pacientes pós cirurgia bariátrica.
Os músculos subjacentes são comprimidos, eliminando o excesso de gordura facial e de pele do rosto e pescoço, embora não consiga interromper o processo de envelhecimento.
Um lifting facial pode ser realizado sozinho, mas também é comumente realizado em conjunto com procedimentos cosméticos de rejuvenescimento facial adicionais.
Um lifting facial geralmente leva algumas horas, embora possa demorar um pouco mais se você estiver fazendo mais de um procedimento.
Embora o tempo exato possa variar para cada indivíduo, a recuperação inicial de um facelift geralmente leva de 2 a 3 semanas. A maioria dos pacientes pode retornar ao trabalho após 2 semanas.
LOWER BODY LIFT
O lower body lift é um conjunto de procedimentos cirúrgicos na parte inferior do tronco, onde combinamos, por exemplo, uma abdominoplastia com um lifting de coxas e um lifting de nádegas. Em alguns pacientes, o excesso de pele e gordura está presente não só na área abdominal, e um lower body lift pode remediar este problema, eliminando o excesso de pele e aprimorando o contorno corporal. Os melhores candidatos para um lower body lift são saudáveis, conseguiram a perda de peso desejada e estão com pesos estáveis há alguns meses. Mesmo se a sua perda de peso não se deve à uma cirurgia bariátrica, você pode ser um candidato a um lower body lift.
Como o contorno corporal pós bariátrica pode exigir vários procedimentos realizados em diferentes momentos, é importante discutir os objetivos com o cirurgião. A partir deste momento, você pode trabalhar em conjunto para desenvolver um plano cirúrgico individualizado que possa ajudar a revelar o melhor que há em você.
O lower body lift pode durar de 4 a 6 horas, dependendo da quantidade de correções necessárias. A recuperação deste procedimento leva cerca de 3 semanas, com recuperação total em 2 meses. O resultado final pode ser um ótimo complemento para a sua perda de peso. Muitas pessoas se sentem mais empenhados em manter um estilo de vida saudável depois de um lower body lift ou outros procedimentos do contorno corporal. Talvez, o mais importante seja a melhora significativa na qualidade de vida que muitos pacientes experimentam após a cirurgia.
QUANTO CUSTA UMA PLÁSTICA PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA?
Em uma visita, analisaremos cuidadosamente suas necessidades e expectativas. A consulta é uma oportunidade para especificar suas metas de tratamento, além de discutir qualquer outro procedimento em combinação. A plástica pós cirurgia bariátrica envolve diferentes procedimentos e resultados. Portanto, apenas depois de elaborar um plano cirúrgico, levando em consideração os desejos e necessidades do paciente, é possível compor um orçamento definitivo.
Nunca permita que o custo de sua cirurgia plástica seja o fator mais importante. A experiência do cirurgião, o seu relacionamento com ele e a segurança passada por ele durante as consultas deverão ser os fatores mais relevantes.


TIFFANY BUSINESS CENTER • NITERÓI
Rua Cel. Moreira César 160 • sala 917
Icaraí - Niterói - RJ
HORÁRIOS
Segundas e Sextas de 10h às 19h.
Para maiores informações
entre em contato através de nossos
telefones e email
- +55 21 3619 4795
- +55 21 97022 2234
- drluizpinhomiranda@gmail.com