Peeling
PEELINGS QUÍMICOS
Um peeling químico envolve a aplicação de uma solução no rosto ou áreas específicas para remover as camadas superiores e mais danificadas da pele, permitindo que uma pele mais nova e saudável apareça. Os peelings tem uma variedade de profundidade, desde um peeling de fenol, que atinge a camada mais profunda da pele, até os que são mais superficiais, como o peeling de ácido glicólico. Algumas sessões de peeling de média profundidade, muitas vezes, podem obter resultados semelhantes a um tratamento de peeling mais profundo, com menor risco e menor tempo de recuperação.
Abaixo, alguns tipos de peelings químicos:
– PEELING DE DIAMANTE:
O peeling de diamante remove a faixa de células mortas que compõe a camada superior da epiderme. O peeling de diamante é livre de cristais, mas o instrumento usado tem uma ponta de diamante abrasivo que suaviza as células mortas, a sujeira e os detritos, enquanto o componente de sucção as retira.
Este tipo de peeling pode tratar mais facilmente certas áreas, como os pés de galinha e as rugas dos lábios. Uma vez que o peeling de diamante não usa cristais, o instrumento usado pode ser administrado perto de áreas sensíveis sem o risco de que os cristais entrem nos olhos ou na boca.
O procedimento de peeling de diamante é indolor e dura cerca de 45 minutos. Você pode aplicar maquiagem e retomar as atividades normais diretamente depois. Os efeitos colaterais potenciais são menores. São eles: vermelhidão leve e sensação de queimadura solar leve. Estes sintomas duram apenas algumas horas. Algumas pessoas com acne ou pele recentemente barbeada podem experimentar algum sangramento com o procedimento.
O principal cuidado após o peeling de diamante é evitar a exposição ao sol e sempre utilizar protetor solar com FPS mínimo de 30, reaplicando o filtro a cada quatro horas.
– PEELING DE FENOL:
O peeling de fenol é recomendado para tratar a pele particularmente danificada pelo sol. O fenol é eficaz na redução do aparecimento de rugas que vão desde linhas finas até vincos mais profundos. Pode corrigir problemas pigmentares, incluindo manchas, e pode ser usado para tratar certas condições de pele.
O fenol é particularmente útil para minimizar as linhas verticais que se formam ao redor da boca devido ao envelhecimento. A desvantagem do fenol para descamação em pontos de áreas limitadas é que muitas vezes tem um efeito clareador. Após fazer uma sessão de peeling de fenol, você precisará usar maquiagem para ajudar a área tratada a se misturar na pele circundante.
O procedimento não pode ser feito no pescoço ou outras áreas, apenas no rosto. As variações em uma fórmula de peeling de fenol, criam uma solução mais suave, e permitem uma maior flexibilidade em seu uso.
O peeling de fenol pode reduzir linhas finas sob os olhos e em torno da boca, tratar as rugas causadas pelo sol e envelhecimento, melhorar a aparência de cicatrizes leves, tratar certos tipos de acne, reduzir manchas de idade, sardas e manchas escuras (obtidas na gravidez ou ao tomar pílulas anticoncepcionais) e melhorar a aparência da pele em geral.
O principal cuidado após o peeling de fenol é evitar a exposição ao sol e sempre utilizar protetor solar com FPS mínimo de 30, reaplicando o filtro a cada quatro horas.
– PEELING DE CRISTAL
O peeling de cristal é uma microdermoabrasão – esfoliação mecânica da pele – que melhora a aparência da pele tratando marcas, rugas, manchas e estrias no corpo. O peeling é realizado através de um aparelho de sucção que possui cristais de hidróxido de alumínio na ponta.
Esse tipo de peeling remove a camada mais superficial da pele, estimulando a renovação celular e a produção de colágeno. Com isso, há uma pequena descamação e a pele se apresenta mais bonita e rejuvenescida.
O peeling de cristal é indicado para pessoas que desejam tratar problemas cutâneos do envelhecimento, exposição solar ou outras lesões. Os motivos pelos quais as pessoas procuram este tipo de peeling são muitos como cravos, acnes, rugas, marcas de expressão, flacidez da pele, cicatrizes, machas e sardas causadas por exposição solar, fotoenvelhecimento, estrias e pelos encravados.
Cada sessão de peeling tem duração média de 15 minutos e o número de sessões depende do tipo e estado da pele.
Pessoas com doenças crônicas ou infecções na área onde será realizado o peeling, devem evitar o procedimento. O principal cuidado após o peeling de cristal é evitar a exposição ao sol e sempre utilizar protetor solar com FPS mínimo de 30, reaplicando o filtro a cada quatro horas.
VOCÊ É UM BOM CANDIDATO A ESTE PROCEDIMENTO?
Os peelings químicos são indicados para pacientes nas seguintes condições:
– Pele facial enrugada ou danificada pelo sol;
– Rugas verticais em torno da boca;
– Pés de galinha ao redor de seus olhos;
– Enrugamento fino das pálpebras superiores;
– Manchas marrons;
– Cicatrizes de acne;
– Cicatrizes faciais superficiais de uma lesão passada;
Algumas características da pele, como a espessura e textura, podem influenciar se você é um bom candidato para os peelings químicos.
DETALHES DO PROCEDIMENTO
Para peelings leves ou médios, o médico selecionará a melhor química para sua pele. A solução é então aplicada com uma esponja, algodão, cotonete ou pincel, evitando os olhos, as sobrancelhas e os lábios. As sessões podem ter intervalos semanais ou mais longos. Já um peeling químico profundo leva uma a duas horas, podendo diminui o tempo caso a região seja limitada. Uma solução é aplicada na área a ser tratada, evitando os olhos, as sobrancelhas e os lábios. Há uma leve sensação de queimação, mas deve ser mínima uma vez que a solução também atua como anestésico. Após a solução ter atuado na pele, ela é neutralizada com água. Aproximadamente uma hora depois, um revestimento espesso de gelatina oleosa é mergulhado sobre o rosto do paciente, cobrindo a crosta protetora que se desenvolve rapidamente sobre a área. Isto permanece no lugar por um a dois dias. Em uma técnica alternativa, o rosto do paciente é coberto por uma máscara, ou tiras de fita adesiva, com aberturas para olhos e boca, o que é particularmente eficaz em casos de rugas severas.
Alguns medicamentos podem ser administrados antes do tratamento para o seu conforto. Frequentemente, a anestesia local isolada ou combinada com sedação é utilizada para pacientes submetidos a estes procedimentos.
Imediatamente após o peeling químico, sua pele pode ser coberta com vaselina ou outra pomada protetora. Em alguns casos, podem ser aplicados curativos, fitas ou bandagens.
Alguns pacientes experimentam desconforto após um peeling químico profundo, mas isso pode ser controlado com medicação.
Alguns dias depois, surgirá uma pele nova com uma cor rosa brilhante semelhante à queimadura solar. Esta coloração desaparecerá dentro de alguns dias, mas sua pele permanecerá sensível. Os pacientes devem evitar a exposição à luz solar e continuar a usar o protetor solar.
RECUPERAÇÃO
Nos primeiros dias, sua pele exibirá vermelhidão e inchaço em graus variados. Dependendo do tratamento pós-operatório sugerido pelo médico, uma crosta pode ou não se formar sobre a área tratada. Você será informado sobre a limpeza da pele e se deve aplicar pomadas. Para homens, o barbear deve ser adiado um pouco.
Dentro de sete a dez dias, a nova pele surgirá. Após a redução da vermelhidão inicial, sua pele pode ficar corada por várias semanas até meses. A maquiagem geralmente pode ser aplicada dentro de algumas semanas.
Dependendo do tipo e da profundidade da pele as expressões faciais excessivas devem ser evitadas logo após o procedimento. Em um peeling mais profundo, você pode voltar ao trabalho em uma semana ou duas.
Os peelings químicos removem as camadas externas da pele para reduzir ou eliminar a aparência de uma série de imperfeições e condições da pele.
Os peelings químicos leves não requerem tempo de recuperação. Embora a pele possa estar suavemente irritada após o peeling, os pacientes podem retornar às atividades diárias imediatamente após o tratamento.
Já para os peelings químicos médios, a nova camada de pele aparece três a sete dias após o tratamento. Cerca de duas semanas após o tratamento, a pele será completamente curada.
Nos peelings químicos profundos a nova camada de pele começa a aparecer sete a dez dias após o tratamento, embora a cura completa possa levar dois meses ou mais. Os pacientes geralmente voltam ao trabalho cerca de uma semana após o procedimento.
É importane cuidar da pele tratada, mantendo as áreas frescas (use um spray de água termal), não mexendo na pele do rosto, usando hidratantes e, principalmente, protegendo-se do sol.
RESULTADO
Pode levar alguns meses antes de poder ver completamente os resultados de um peeling químico. A maioria dos pacientes sente que vale a pena esperar, e no caso de tratamentos mais profundos, os benefícios tendem a durar muito tempo.
Entretanto, sua pele continuará envelhecendo, e as rugas causadas pelo movimento de seus músculos faciais irão reaparecer. Algumas rugas podem reaparecer mais cedo do que outras, dependendo da localização e do tipo de peeling químico feito. Apesar disso, os benefícios gerados pelos peelings químicos devem melhorar o tom e a textura da sua pele, resultando em uma pele mais nova e fresca
Um peeling químico leve pode melhorar a textura e o tom da pele, bem como diminuir a aparência de rugas finas. Os resultados serão sutis no início, mas aumentarão com outras sessões. Após um peeling químico leve, evite a exposição ao sol até que a pele nova cubra completamente a área tratada.
Em um peeling químico médio, a pele tratada será visivelmente mais suave após o procedimento. O médico recomendará evitar a exposição ao sol durante vários meses.
Depois de um peeling químico profundo, você verá uma melhoria absoluta na aparência das áreas tratadas. Você precisará proteger sua pele do sol permanentemente para evitar mudanças na cor da pele.
Tenha em mente que os resultados de um peeling químico podem não ser permanentes. À medida que se envelhece, você continuará a adquirir linhas e rugas de expressão. Novos danos causados pelo sol também podem reverter seus resultados e causar alterações na cor da pele.
CICATRIZES
Como o peeling químico é um procedimento não invasivo, não deixa cicatrizes.
QUANTO CUSTA UM PEELING QUÍMICO?
De acordo com o tipo de peeling escolhido e a necessidade do paciente, após a avaliação clínico-cirúrgica, o cirurgião irá elaborar um plano e o orçamento. Ele poderá indicar algum procedimento associado, lhe dizer quantas sessões de peelings serão necessárias ou lhe orientar a procurar um outro tipo de tratamento para alcançar o resultado esperado por você.
Nunca permita que o custo de sua cirurgia plástica seja o fator mais importante. A experiência do cirurgião, o seu relacionamento com ele e a segurança passada por ele durante as consultas deverão ser os fatores mais relevantes.
PERGUNTAS FREQUENTES
P: Por que minha pele não descascou após o peeling?
R: O sucesso do peeling não deve ser julgado pela quantidade de descamação, mas pelos resultados finais que ele produzirá. A quantidade de descamação pode variar de acordo com a condição da pele individual no momento do procedimento ou a profundidade do peeling. Independentemente do grau de descamação, a pele ainda estará se renovando a uma taxa acelerada, resultando na melhora do tom e textura da pele e uma melhora das linhas finas e pigmentação irregular.
P: Como saber qual o peeling ideal para você?
R: Esta é uma pergunta importante. Há tanta informação disponível agora, tantos tipos diferentes de peeling, e isso pode deixa-lo confuso – não permita que isso o impeça de se submeter à um. A melhor coisa a fazer é uma pequena pesquisa sobre peelings químicos para lhe dar uma compreensão fundamental de como eles funcionam e o que você pode esperar. Em segundo lugar, você precisa determinar o porquê de estar considerando um peeling. Seja para acne, manchas da idade, hiperpigmentação, ou talvez apenas para manter uma aparência juvenil saudável. Existem diferentes tipos de ingredientes ativos que possuem propriedades que podem ser mais benéficas para certas condições ou manchas da pele e é importante saber o porquê de você querer se submeter a um peeling. Por exemplo, peelings de ácido salicílico serão melhores para pele oleosa e tipos de pele propensas a acne, e glicol será mais eficaz para manchas da idade, rugas e linhas finas, etc. Em terceiro lugar, você precisa garantir que comece com um peeling menos agressivo, isso é muito importante porque você não sabe o que sua pele pode tolerar.
P: Os peelings químicos doem?
R: Em geral, os usuários só sentem uma sensação de picada leve durante os peelings químicos leves ou médios. Após o procedimento, um analgésico suave pode ser tomado para aliviar qualquer desconforto, se necessário. Isso é incomum e geralmente não é necessário se estiver usando um peeling mais suave. Não deve haver qualquer dor, no entanto, se você tiver dor, você deve lavar imediatamente a pele com água fria para neutralizar o tratamento. A água é uma base e é perfeitamente capaz de neutralizar a maioria dos tipos de peelings. Um ventilador deve ajudar com qualquer desconforto.
P: Os resultados são permanentes?
R: Você, obviamente, continuará envelhecendo após seu peeling químico. No entanto, você começará com uma pele praticamente nova. Cuidar sempre da sua pele também irá maximizar os benefícios do seu tratamento, assim como limitar a exposição ao sol, deixar de fumar e limitar a ingestão de álcool.
P: Quantas sessões de peeling eu preciso?
R: Embora você possa ver alguns benefícios muito menores após uma única sessão de peeling. Recomendamos um conjunto de algumas sessões de peeling, separadas por uma ou duas semanas. Isso dará os melhores resultados, já que os benefícios completos dos peelings se acumulam ao longo das sessões. Após algumas sessões, você pode ter um peeling de manutenção mensal ou esperar três meses antes de embarcar em outro conjunto de sessões.


TIFFANY BUSINESS CENTER • NITERÓI
Rua Cel. Moreira César 160 • sala 917
Icaraí - Niterói - RJ
HORÁRIOS
Segundas e Sextas de 10h às 19h.
Para maiores informações
entre em contato através de nossos
telefones e email
- +55 21 3619 4795
- +55 21 97022 2234
- drluizpinhomiranda@gmail.com