Clínica Niterói: WhatsApp (21) 97022-2234

Mamoplastia Redutora

MAMOPLASTIA REDUTORA

A mamoplastia redutora consiste em remover o excesso de gordura, tecido glandular e qualquer excesso de pele na área das mamas para reduzir a um tamanho mais adequado e confortável, e alcançar uma forma menor e mais firme. Seios excessivamente grandes podem fazer com que uma mulher se sinta incomodada sobre o corpo dela, além de criar uma série de problemas de saúde: dor crônica nas costas, dores no pescoço, rugas profundas no ombro causada pelas tiras do sutiã, irritações na pele como erupções embaixo dos seios, etc.

Além disso, outro motivo para a procura da cirurgia de redução da mama é que a maioria das mulheres nesta condição tem uma difícil experiência com atividades físicas. O tecido mamário é pesado, dificultando atividades como corrida, salto, etc.

 

VOCÊ É UM BOM CANDIDATO À REDUÇÃO DE MAMA?

A mamoplastia redutora geralmente é procurada para aliviar o desconforto físico e emocional, e não apenas por estética. Se você tem seios muito grandes e flacidez que causam desconforto ou dor física e que restrinjam suas atividades, você provavelmente é um bom candidato para esta cirurgia.

A redução de seios geralmente é realizada em mulheres com seios totalmente desenvolvidos. Somente em casos de desconforto físico grave que a cirurgia é realizada em pacientes muito jovens, cujos seios ainda estão se desenvolvendo. Os melhores candidatos são mulheres maduras o suficiente para entender todo o procedimento cirúrgico e as que têm expectativas realistas dos resultados. Não é recomendado para as mulheres que pretendem amamentar.

Se você fuma, você precisará parar de fumar durante pelo menos seis semanas antes e depois da cirurgia, já que o tabagismo e a nicotina prejudicam a cicatrização.

Se você estiver em boa saúde geral, tenha uma atitude positiva e expectativas realistas, você provavelmente será um bom candidato para este procedimento.

 

DETALHES DA MAMOPLASTIA REDUTORA

O procedimento cirúrgico mais comum para a redução de mama tem uma incisão que circunda a aréola, se estende para baixo e segue a curva natural do sulco sob a mama. O tecido glandular, a gordura e a pele em excesso são removidos. O mamilo e a aréola são movidos para suas novas posições. A pele de ambos os lados é trazida para ao redor da aréola. Um procedimento de lipoaspiração pode ser usado para remover o excesso de gordura da área da axila. Poderão ser colocados drenos para evitar o acúmulo de fluidos. Ocasionalmente, quando apenas a gordura precisa ser retirada, a lipoaspiração sozinha pode ser usada para reduzir o tamanho dos seios, deixando cicatrizes mínimas.

Os pontos geralmente são encontrados em torno da aréola, em uma linha vertical que se estende para baixo. Às vezes, algumas técnicas podem ser usadas para eliminar a parte vertical da cicatriz.

Após a cirurgia, você será envolvido em uma bandagem elástica ou um sutiã cirúrgico sobre curativos de gaze. Os pontos na pele geralmente são removidos cerca de duas semanas após a cirurgia.

 

– Lipoaspiração para redução dos seios

Em certos casos, a redução da mama pode ser feita usando apenas lipoaspiração. As vantagens da lipoaspiração para redução de mama são um procedimento mais curto e menos invasivo, cicatrizes praticamente indetectáveis e resultados duradouros. No entanto, esta técnica só alcança bons resultados em certos pacientes. Os melhores candidatos são aqueles que precisam ou desejam uma redução moderada no tamanho dos seios, têm boa elasticidade da pele, pouca ou nenhuma flacidez para corrigir e pacientes onde os seios grandes são causados apenas pelo excesso de tecido adiposo.

 

– Redução mamária vertical

Os pacientes que precisam de uma redução moderada no tamanho do peito e têm flacidez mais visíveis são muitas vezes bons candidatos para uma redução vertical da mama. Isso envolve duas incisões: uma ao redor da borda da aréola e uma desde a parte inferior da aréola até o sulco submamário. Esta técnica cirúrgica permite que seja removido o excesso de gordura, pele e tecido mamário, que a nova mama seja remodelada para um tamanho menor e seja levantada, em caso de seios caídos. A redução vertical da mama deixa cicatrizes nas mamas, porém, elas são limitadas à área abaixo do mamilo e, portanto, podem ser facilmente escondidas sob um sutiã ou biquíni.

 

– Redução de mamas em T invertido ou Âncora

A redução dos seios em T invertido envolve 3 incisões: uma ao redor da borda da aréola, uma verticalmente da aréola ao sulco submamário e uma feita ao longo do sulco da mama. Uma vez que esta técnica permite o grau máximo de remoção e remodelação de tecido, é a técnica mais utilizada caso a paciente precise de uma redução de mamas significativa e/ou tiver uma considerável queda ou assimetria para corrigir. As cicatrizes resultantes de uma redução de mama em T invertido ou âncora são semelhantes às de uma redução vertical, com uma cicatriz fina adicional que corre ao longo do sulco submamário. Com os cuidados adequados, as cicatrizes geralmente desaparecem consideravelmente ao longo do primeiro ano ou mais após a cirurgia e são facilmente escondidas pela roupa e até mesmo por um top de biquíni.

 

RECUPERAÇÃO

É comum sentir alguma dor – especialmente quando você se move ou tosse – e algum desconforto durante a primeira semana. A drenagem de fluidos da sua ferida cirúrgica é normal. Você pode ter que usar um sutiã de compressão por alguns dias para ajudar a evitar o inchaço das mamas. Certifique-se de trocar o curativo e usar o sutiã como prescrito pelo cirurgião.

É recomendado evitar atividades que eleve os braços acima do nível da cabeça, limitando-se apenas às atividades diárias como escovar os dentes, os cabelos e comer. Provavelmente você terá que ficar algumas semanas sem dirigir.

Você deverá limitar suas atividades físicas a pequenas caminhadas diárias, que ajudam na circulação sanguínea.

Dependendo do tamanho da cirurgia, você poderá voltar ao trabalho em duas semanas, podendo estender-se para mais, caso a recuperação seja prolongada.

É recomendado evitar a exposição direta ao sol por pelo menos 6 semanas. Após 6 semanas, aplique protetor solar na área da incisão. Se possível, é melhor evitar o sol completamente por até 3 meses.

Não fume. Fumar atrasa o processo de cicatrização e pode causar complicações graves. A ingestão de álcool também pode afetar os resultados da cirurgia

É muito importante seguir atentamente as instruções pós-operatórias do cirurgião plástico para garantir a sua segurança e bons resultados.

 

RESULTADO

De todos os procedimentos de cirurgia plástica, a redução dos seios resulta em mudanças mais rápidas na imagem do corpo. Você se livrará do desconforto físico, seu corpo ficará melhor proporcionado e as roupas vão se encaixar melhor. Você ficará muito satisfeita com os resultados.

Após a redução de mama, você pode esperar para desfrutar de seios menores e mais leves durante toda a vida, desde que você mantenha o seu peso estável. No entanto, nada pode interromper o processo de envelhecimento normal.

Além disso, gravidezes futuras provavelmente mudarão a forma, o tamanho e a aparência de seus seios, possivelmente reverterão algumas das mudanças positivas feitas durante a redução da mama. Se você está planejando mais filhos, fale com o cirurgião que ele te orientará.

 

CICATRIZES

As incisões da mamoplastia redutora geralmente podem ser colocadas em locais que ainda permitem que os pacientes usem tops ou sutiãs sem deixá-las à mostra. No entanto, as cicatrizes de redução de mama dependem da técnica cirúrgica utilizada.

A cirurgia tradicional de redução de mama usa uma incisão em formato de âncora começando sob as mamas e se estendendo verticalmente na direção e ao redor do mamilo. Essa técnica geralmente resulta em cicatrizes mais extensas em comparação às outras técnicas cirúrgicas de mamoplastia redutora. Já em reduções de mama verticais, as incisões são feitas verticalmente a partir do sulco submamário e ao redor da aréola. Em alguns casos, uma redução de mama pode ser realizada apenas com lipoaspiração. Esta técnica, requer apenas uma pequena incisão através da qual o tubo de lipoaspiração será inserido e não deixa cicatrizes aparentes.

Para algumas mulheres, especialmente aqueles que fumam, as cicatrizes de redução de mama podem se tornar mais amplas ao longo do tempo. Os pacientes devem seguir todas as instruções de pós-operatório do médico. Cuidar das incisões corretamente pode ajudar a melhorar a aparência das cicatrizes de redução de mama ao longo do tempo e reduzir o tempo de cicatrização.

 

QUANTO CUSTA UMA MAMOPLASTIA REDUTORA?

O cirurgião avaliará as possibilidades de alcançar o resultado desejado e irá elaborar um plano cirúrgico junto ao paciente. O orçamento com todos os valores envolvidos será elaborado após a consulta e avaliação clínico-cirúrgica. O preço da cirurgia de mamoplastia redutora varia conforme a extensão da cirurgia, a técnica usada e se será ou não associada à outro procedimento.

Nunca permita que o custo de sua cirurgia plástica seja o fator mais importante. A experiência do cirurgião, o seu relacionamento com ele e a segurança passada por ele durante as consultas deverão ser os fatores mais relevantes.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

P: Quantas técnicas existem para redução de mama?

R: Existem várias técnicas atualmente utilizadas na cirurgia de redução de mama. O cirurgião irá escolher a melhor para o teu caso.

 

P: Os resultados da mamoplastia redutora são permanentes?

R: Sim, a cirurgia de redução de mama deve ser considerada permanente, embora as células de gordura restantes inchem e ampliem se você ganhar peso. Da mesma forma, no caso de uma gravidez, os tecidos incham ou absorvem líquidos e armazenam leite. Os hormônios naturais ou sintéticos também podem fazer com que o tecido mamário inche e seja macio ao toque. Se você tomar suplementos hormonais, é bem possível obter pequenas quantidades de tecido mamário de volta.

 

P: Qual é a idade ideal para a cirurgia de redução mamária?

R: Embora a redução da mama seja realizada a qualquer idade, geralmente é recomendado esperar até que os seios sejam totalmente desenvolvidos. No caso em que uma redução da mama deva ser feita antes que os seios de uma paciente se tenham desenvolvido completamente, a paciente deve entender que existe a possibilidade de precisar de uma segunda cirurgia de redução mais tarde. Também é recomendado esperar até que você tenha tido filhos, pois os processos de gravidez e amamentação podem causar mudanças imprevisíveis no tamanho e na forma dos seios.

 

P: Onde serão feitas as incisões e existem cicatrizes visíveis de redução mamária?

R: As incisões geralmente são feitas dentro das dobras naturais, sob os seios, às vezes ao redor da aréola, e em uma linha desde o sulco até a aréola. A cirurgia de redução mamária não é um procedimento pequeno e as cicatrizes devem ser esperadas. A cicatrização desnecessária geralmente é evitada, embora em técnicas que não incluem a lipoaspiração a cicatrização seja mais pronunciada. Discuta com o médico sua escolha para a colocação da incisão.

 

P: Há muita dor na mamoplastia de aumento? Há muitos hematomas?

R: Demora cerca de uma semana e meia para a maior parte do inchaço diminuir. Alguns pacientes são mais propensos a hematomas do que outros. Poderá ser recomendado alguma pomada tópica para ajudar nesta situação. Você deve tomar sua medicação de dor prescrita para aliviar qualquer dor ou desconforto na cirurgia de redução da mama. Se sentir que a sua dor é grave, não hesite em contatar o cirurgião ou o membro da equipe de plantão.

 

P: Quanto tempo leva a recuperação da redução mamária?

R: A maioria dos pacientes retorna ao trabalho dentro de duas semanas, embora alguns pacientes possam retornar em menos dias. A recuperação da mamoplastia redutora é altamente individual. O desconforto é a principal razão pela qual as pessoas tendem a tirar uma folga maior do trabalho. Você não deve se inclinar demais, levantar os braços sobre a cabeça ou fazer exercícios até algumas semanas de pós-operatório.

 

P: Quando poderei ver os resultados?

R: Você deve notar a diferença no volume dos seios imediatamente. Se o procedimento foi devido à dor nas costas associada a seios muito grandes, o alívio da dor é geralmente imediato. Depois que o inchaço desaparecer, você começará a notar uma diferença na aparência mais compacta de seus seios.

 

P: Ainda poderei amamentar?

R: Na maioria dos casos, é possível preservar as funções de amamentação da mama, mas isso não pode ser garantido. Quando você optar por uma cirurgia de redução de mama, você deve estar atento a esse risco. Naqueles casos raros que requerem o descolamento completo do complexo areolopapilar, a função da mama é garantida para ser perdida. O seu cirurgião informará antecipadamente se este método será exigido na sua cirurgia.

 

Qual é o requisito de idade para a cirurgia de redução mamária?

Embora a redução da mama seja realizada a qualquer idade, nossos cirurgiões geralmente recomendam esperar até que os seios sejam totalmente desenvolvidos. No caso em que uma redução da mama deve ser feita antes que os seios de um paciente se tenham desenvolvido completamente, o paciente deve entender que existe a possibilidade de precisar de uma segunda cirurgia de redução mais tarde na vida. Nossos cirurgiões também recomendam esperar até que você tenha tido filhos, pois o processo de amamentação pode causar mudanças imprevisíveis no tamanho e na forma dos seios.

 

P: Meus mamilos serão removidos durante a cirurgia?

R: É uma pergunta comum, mas não, na maioria dos casos, os mamilos não são removidos durante a cirurgia, a menos que o mamilo da paciente seja desproporcional e remover uma parte deles já esteja no plano cirúrgico acordado.

 

P: E se eu ficar grávida após a redução da mama?

R: Os seios mudam com a gravidez, mas não necessariamente irão prejudicar os resultados. Manter um peso saudável sob orientação do seu ginecologista será útil para minimizar as mudanças nas mamas, caso contrário, espere algumas mudanças de tamanho e/ou posição dos seios que podem ou não se beneficiarem de uma cirurgia de revisão no futuro.

TIFFANY BUSINESS CENTER • NITERÓI

Rua Cel. Moreira César 160 • sala 917
Icaraí - Niterói - RJ

HORÁRIOS

Segundas e Sextas de 10h às 19h.

Para maiores informações
entre em contato através de nossos
telefones e email

  • +55 21 3619 4795
  • +55 21 97022 2234